Por que e como empreender?
O empreendedorismo é um termo em ascensão nos dias de hoje, basicamente a definição de empreendedor é alguém que é capaz de identificar problemas, oportunidades e encontrar soluções inovadoras. Mas você já se perguntou por que empreender? e como fazer isso diante a tantas possibilidades?
Qual a importância do empreendedorismo?
A real importância vem sendo subestimada em nosso país, uma parcela da população que ainda é bem significativa, associa a iniciativa empreendedora a algo negativo, será que esse pensamento faz sentido?
O empreendedorismo é o melhor mecanismo para a geração sustentável de riqueza, os empreendimentos criados eles movem a roda da economia, gerando empregos que criam oportunidades que geram renda que consequentemente geram o aumento do consumo e melhoria de qualidade de vida de todos os indivíduos, e ao longo prazo cria-se um ecossistema que é sustentado por várias pessoas que dependem diretamente desse determinado empreendimento.
Vamos analisar a importância do empreendedorismo na economia brasileira, para que a gente possa entender se faz sentido fomentar atitudes empreendedoras e contar com elas para a resolução de problemas sociais.
Segundo os dados mais recentes do SEBRAE que é o serviço brasileiro de pequenas empresas, estima-se que hoje existem cerca de 9 Milhões de Micro e pequenas empresas em atividade no Brasil, segundo o estudo, as micro e pequenas empresas são responsáveis por aproximadamente 27% do Pib do país, segundo a incríveis 53,4% do PIB do comércio, no caso do Pib da indústrias do serviço a participação de micro e pequenas empresas chega a 22,5% e 36,3% do Pib da indústria do serviços.
Mas ainda de acordo com o SEBRAE 54 % dos trabalhadores formais do Brasil estão empregados em micros ou pequenas empresas, e esse número demonstra a força e a importância da iniciativa empreendedora no mercado Brasileiro.
Em dados mais recentes do CAGED, que é o cadastro geral dos empresários e empregados, os pequenos negócios do Brasil geraram 731 mil empregos no ano de 2019, enquanto que as médias e as grandes empresas fecharam em cerca de 88 mil vagas.
Agora você pode estar aí se perguntando, o que se pode concluir com todos esses números, e a resposta é que as pequenas e médias empresas têm um papel fundamental para manter a roda da economia girando, são essas iniciativas empreendedoras que representam uma fatia bem considerável do PIB do nosso país é uma das principais responsáveis pela geração de empregos no Brasil, empregos que geram renda, consumo e melhoram a qualidade de vida das pessoas.
É cada vez mais comum empreendedores começarem os seus negócios com o objetivo de resolver um problema social ou ambiental, e isso tem motivado a abertura de várias empresas que buscam associar resultados financeiros à geração de benefícios para comunidade, a gente chama isso de negócios de impacto ou empreendedorismo social.
O Brasil é um país carente de serviços públicos de qualidade, o que gera uma oportunidade para que esses negócios procurem resolver um problema já duradouro.
Por que você deveria empreender?
Bom, você já sabe a importância de novos empreendimentos no mercado e como isso deve ser bem visto pela sociedade, agora vamos falar para o lado pessoal.
Caso você esteja bem estabilizado em um cargo, com boa remuneração, trabalho no qual você gosta de fazer e está disposto a investir muito tempo no seu trabalho, uma coisa você tem que ter em mente, você pode ser substituído e isso é uma certeza.
Mais cedo ou mais tarde, o seu trabalho no qual você está estabilizado e bem remunerado, com o passar dos anos tudo vai se atualizando e naturalmente as empresas precisam de pessoas que estão envolvidas diretamente com essas atualizações e com um alto ritmo de trabalho.
Um erro que ocorre frequentemente é uma pessoa se acomodar em um trabalho no qual fica por exemplo 20 anos, e não tem nenhuma fonte de renda extra caso for demitido, e levando em consideração que a pessoa em 20 anos em uma empresa, possivelmente tem uma boa remuneração, o padrão de vida consequentemente fica mais alto.
Então um dos motivos que você deveria empreender é a segurança, onde você pode levar o seu negócio paralelamente com o trabalho, empreendendo em uma área que você tenha afinidade e que possa te trazer um retorno posteriormente, para que não tenha uma dependência fixa à uma empresa.