O que faz um programador?
Você já perguntou exatamente o que um programador faz, qual é o tipo de trabalho que ele realiza em seu dia a dia, no nosso artigo você vai encontrar as respostas para essas perguntas e muitas outras dúvidas.
Então qual será que é o trabalho do programador?
Bom, basicamente o trabalho do programador é explicar nos mínimos detalhes o que exatamente você precisa que o computador faça por você.
Os computadores eles são máquinas que servem basicamente para processar dados, assim como uma simples calculadora, a diferença básica entre um computador e uma calculadora, é que a calculadora ela só consegue aquelas funções básicas na qual ela já foi programada originalmente para fazer, ou seja, você não consegue reprogramar ela para que ela faça novos cálculos.
Já nos computadores essa limitação não existe, mas para você criar um programa você precisa explicar para o computador detalhadamente o que ele precisa fazer, e é exatamente essa explicação que o programador é responsável por fazer. Mas como que eu explico então para o computador o que ele deve fazer alguma coisa?
Podemos usar o exemplo das linguagens humanas, se você pegar uma aula cheia de alunos que falam português e você trazer um professor que fala alemão, será que os alunos vão entender alguma coisa dessa aula? naturalmente não, porque os alunos não conhecem essa linguagem e portanto essa aula do professor não vai fazer sentido.
E com os computadores funcionam da mesma forma, não posso simplesmente abrir um editor de código e escrever, “ Computador crie um programa que calcula a média entre as duas notas e me diga se o aluno está aprovado ou reprovado”, Se você escrever isso em um editor de código e tentar rodar esse programa o computador não vai entender e não irá funcionar, pois o computador não conhece essa linguagem no caso português.
Para que o computador me entenda eu preciso falar uma linguagem que ele também entenda, e essas são as linguagem de programação ou seja são essas linguagem que o computador entendem, existem várias dessas como:
- Java
- Javascript
- C
- C++
- Python
- Swift
E muitas outras.
Como se tornar um programador?
O primeiro passo é escolher a linguagem, bom existem várias linguagens de programação como você já viu, e para quem está começando todas parecem a mesma coisa e não apresentam diferenças nenhuma de uma para a outra, mas estou aqui para te ajudar exatamente para fazer essa escolha, só que, para fazer isso você precisa saber qual é o seu perfil.
Eu diria que quem está iniciando na programação tem 2 perfis possíveis.
O primeiro é a pessoa que já sabe exatamente o que ele quer, por exemplo programação para aplicação em celular, ou então às vezes não quer ser nem programador profissional, mas quer utilizar programação para o trabalho dele, para ajudar em tarefas no dia a dia.
O outro perfil é aquele cara que ouviu falar que programação é legal que alguém disse que é a carreira do futuro, ou que está sentindo que tem interesse naquilo ali, mas ele ainda não sabe exatamente o que ele quer fazer, não sabe se que ser desenvolvedor web, trabalhar como outro coisa, desenvolvedor mobile, cientista de dados, ainda não se decidiu em tantas opções.
Se você é do primeiro perfil é muito mais fácil, pois você já tem um objetivo, é apenas traçar os passos que você precisa dar para atingir aquele objetivo é muito mais fácil, vai escolher uma linguagem de programação que se adequa melhor para o objetivo, por exemplo python muito utilizado em ciências dos dados como inteligência artificial e nos mundo das finanças.
Agora para você que está no segundo grupo, pode parecer um pouco mais complicado, porque como você não tem um objetivo claro, também não tem um caminho claro até chegar até ele, e isso pode parecer muito assustador, mas pode ficar tranquilo que não é um problema tão grande não.
Dentro da programação as linguagens compartilham uma base muito sólida, mesmo que no início você escolha uma linguagem que não é exatamente a melhor linguagem para o que você pensa em fazer, a base que você vai aprender essa linguagem você vai poder aproveitar aprendendo uma nova linguagem, então não é o final do mundo se você escolher a linguagem errada.
A maior dificuldade enquanto as pessoas estão aprendendo a programar é a frustração, que fazem as pessoas travar, e quando elas travam elas perdem a motivação, e para facilitar isso, escolher uma linguagem que ela seja mais simples, como JavaScript e Python por exemplo, vai fazer com que você continue motivado por mais tempo. Claro que a frustração faz parte no aprendizado de programação, mas quando vamos para linguagens como C por exemplo, ela está muito mais presente.