Investir em ouro em 2023 vale a pena?

O Ouro é um metal precioso no qual seres humanos enxergam valor a pelo menos 6 Mil Anos, e provavelmente vai continuar sendo assim pelos próximos séculos, seria então o ouro o melhor dos investimentos? Será que vale a pena comprar ouro? É sobre isso que vamos conversar no artigo de hoje.

 

Afinal se o ouro é importante para a Humanidade de forma milenar, no caso da história do nosso país, mas sim específico, ele talvez seja ainda mais importante, afinal toda a colonização, ou a economia, os conflitos sociais do Brasil, possuem os seus alicerces girando em torno do ouro, ou ao menos assim girou por muito tempo.

 

O ouro é um metal precioso muito importante, tanto pelo o ponto de vista de quem quer investir, quanto para quem quer se proteger. Antes nós precisamos separar a compreensão disso em dois aspectos diferentes: aquele que é para fim de investimento, e aquele que é para fins de proteção. 

investir-em-ouro-em-2023-vale-a-pena

Ouro como investimento

 

Sobre a perspectiva de ouro como uma forma de ouro como uma forma de investimento, geralmente as pessoas se expõe a compra de papéis atrelados ao ouro, como por exemplo: 

Fundos de ouro, OZ1D, OZ2D, que são os tickers do ouro listado nas bolsas de valores brasileiras, outra opção também como ações de empresas mineradoras.

 

Mas o fato é que o ouro como uma alternativa de investimentos, ele não é aquele ativo que provavelmente vai te dar um retorno espetacular ao longo dos anos, afinal o ouro ele possui uma baixa volatilidade, ele é muito mais uma maneira de proteção contra a inflação, proteção contra as crises de moedas de diferentes países, ele é muito mais indicado para preservar o seu poder de compra do que para te enriquecer.

 

Além disso se você investe em ouro ao meu ver, investi-lo no Brasil é uma péssima ideia, isso porque as alternativas que você tem por aqui elas vão ser extremamente tributadas, se você for investir em ouro por meio de um fundo de ouro por exemplo, onde você compra em seu aplicativo do Internet Bank, você vai comprar um fundo multimercado, e os fundos multimercados no Brasil eles possuem o famoso imposto de renda Come cotas, que sempre no mês de Maio e de Novembro vai tirar um pedaço do seu lucro, de 15 á 20% antecipando a necessidade de pagar um imposto, ou seja, tira aquele pedaço do seu investimento de forma precoce, evitando que você gere o poder de juros sobre juros, na valorização do ouro, o ouro por sí só já é um artigo que não possui uma alta volatilidade como dito anteriormente, que provavelmente não se valoriza quanto como outras coisas ao longo prazo.

 

Mas se ainda assim você também acrescentar esse fator imposto, que vai comer um pedaço do seu lucro durante determinado período, certamente isso vai piorar ainda mais a performance desse investimento, além disso, se você está investindo em fundos de ouro, você tem que se ligar no IOF REGRESSIVO, que é caso você faça uma venda no curto prazo, nos 30 primeiros dias das cotas deste fundo de ouro que você comprou, ele começa em 96% Sobre o seu lucro, se você vender exatamente no dia que você comprou, e vai caindo de 3 em 3% até o último dia do primeiro mês. 

 

Ou seja, é um tremendo de um desincentivo para você se expor a estes fundos de ouro caso você tenha em mente a ideia, ou ao menos a possibilidade remota de vender isso no primeiro mês. Se for para deixar no ano inteiro, boa sorte com o come cotas.

Qual a melhor opção para investir em ouro?

É comum pensar que então é melhor comprar fundos no Brasil , OZ1D e OZD 2, onde realmente você não vai ter essa tributação, mas por outro lado esses ativos listados na B3 para se expor a Ouro, eles possuem uma baixa liquidez, então também deixa de ser tão interessante por conta disso. 

 

Então se for para se expor ao mercado de ouro como uma maneira de investimento, na minha opinião, seria muito melhor você comprar esses ativos lá no Mercado Internacional, você pode abrir uma conta em uma corretora de valores americana por exemplo, e comprar ETFS de Ouro, que são fundos de investimento listados em bolsas, e ETFS de ouro são aqueles fundo que eles compõe a carteira basicamente com ouro, e o mais famoso deles é o IAU (iShares Gold Trust), mas além dele temos o SGOL, e também o BAR. Esses 3 ETFS eles se expõe ao ouro e possuem uma qualidade e preço muito semelhante, afinal, eles flutuam no mercado muito atrelados a flutuação do próprio metal precioso, e essa acaba sendo uma boa alternativa para se expor a este mercado caso você queira investir em ouro, é claro esse artigo não é uma recomendação de investimentos, estamos apresentando formas de se expor a esse mercado com a finalidade de educação. 

E os impostos?

E a Boa notícia é que se você investe nesses ETFS listados lá fora, por meio de uma corretora de valores americana, você não vai estar exposto ao IOF regressivo e menos ainda ao imposto de renda Come Cotas, lá fora não existe nada disso, sem contar que você também vai ter um pouco mais de privacidade sobre esses seus investimentos  e um pouco mais de proteção patrimonial considerando que você diversificou  a custódia deles, deixando longe das garras do Governo Brasileiro, afinal uma das razões pelas quais as pessoas gostam muito de investir em Ouro é a percepção que se tem sobre esse metal precioso que ele funciona muito bem como uma maneira de Proteção Patrimonial.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *