Gestão de tempo – Como aproveitar o seu bem mais valioso

Tempo é o recurso mais valioso que a gente tem, a gente sempre quer mais tempo para fazer mais coisas, inclusive as nossas próprias coisas pessoais, e quanto a gente consegue otimizar as nossas tarefas e nosso trabalho, para economizar ou na verdade ganhar tempo para fazer outras tarefas, ou fazer as coisas que a gente gosta, eu acho que a gente fica bastante feliz, então nesse artigo vou te mostrar como algumas estratégias para gestão de tempo que vão ajudar você a economizar tempo dentro do seu dia-a-dia e semana.

O que é preciso fazer para melhorar o seu tempo e começar a produzir mais?

Isso é exatamente o que a gestão do tempo te proporciona, essa gestão conhecida como gerenciamento do tempo é o processo de organizar e planejar como os períodos do seu tempo deve ser dividido entre as diversas atividades de uma rotina visando tornar os esforços de cada pessoa cada vez mais eficaz e eficiente, fazendo o melhor trabalho com melhor produtividade e em menos tempo.

 

O tempo é o recurso mais escasso que existe e menos que ele seja gerenciado nada mais pode ser, isso significa que a gestão do tempo deve ser sempre a primeira etapa a se seguir para conseguir realizar tudo que nos propomos a fazer e alcançar os nossos objetivos. No entanto atualmente temos que lidar com muitas distrações, os chamados “Ladrões de tempo” que nos roubam esse precioso recurso, como as redes sociais, os celulares, além de outros fatores que nos prejudicam, como a desorganização, procrastinação, e a incapacidade de dizer não para alguém.

gestao-de-tempo-como-aproveitar-o-seu-bem-mais-valioso

Tudo isso acaba diminuindo a nossa produtividade e nos fazendo gastar mais tempo do que seria necessário em uma tarefa, gerando frustração, cansaço, problemas de saúde, estresse, mau humor e insônia. 

 

Em contrapartida, uma boa gestão de tempo torna uma pessoa mais pontual e disciplinada em suas tarefas, gera resultados efetivos, alcance mais rápidos das metas, aumenta o nível de produtividade, diminui o estresse e a ansiedade, proporciona uma melhor reputação profissional, e claro, aumenta o seu tempo livre.

 

 Portanto existem algumas dicas de ouro sobre gerenciamento de tempo que podemos seguir,

 

Primeira coisa:

 

  • Planeje-se

 

Não adianta a gente começar a semana fazendo uma coisa atrás da outra, planeje-se pelo menos o que você quer e precisa fazer naquela semana, naquele trimestre, semestre, ano, estabeleça metas, tenha um plano para isso. Pelo menos você vai lembrar desse plano ao longo daquele período de tempo e com isso conseguir direcionar as suas ações para que elas atendam esse plano, é muito legal ao final daquele período você perceber que ainda que eventualmente não tenha concluído aquele objetivo, você trabalhou naquele sentido, é uma sensação de evolução muito boa.

 

  • Estabeleça Prioridades

 

Isso é fundamental, vou resumir isso de um jeito muito simples, estabelecer prioridades é você encontrar dentro das sua listas de objetivos, tarefas, que você fez o seu planejamento, qual delas vão entregar maior resultado, vão dar maior satisfação, tanto pessoal quanto profissional, quando você concluir aquela tarefa. É o raciocínio de onde os ganhos são maiores, esse é um ótimo jeito de estabelecer prioridades, olhe a sua lista e veja quais delas você terá maior prazer à medida que concluir, tanto profissional quanto pessoal, garantindo a partir daí uma harmonia e sintonia, e comece fazer as coisas prioritárias primeiro. 

 

  • Aprenda a dizer não

 

É muito importante a gente conseguir dizer não e é extremamente difícil a gente conseguir dizer não, principalmente para os nossos chefes, gestores, que muitas vezes estão cobrando uma demanda em cima da outra, mas se você conseguir construir um argumento com base prioridades como a gente falou na dica anterior, fica mais fácil de pelo menos conversar sobre as vezes dizer o não, e sobre como renegociar suas tarefas mostrando que determinada tarefa entrega mais resultados do que outras, por isso você está dizendo não.

Mas pense naquilo que você pode Não fazer agora, porque outra mágica que acontece é aquela tarefa que você não fez em determinada semana e que colocou para segunda semana e não fez de novo, e continua adiando e você percebe que aquela tarefa nem era assim tão importante.

 

  • Tente coisas diferentes com mais frequências

 

Às vezes nos apegamos e nos comprometemos tanto com uma só ideia e uma só coisa que acabamos gastando todo nosso tempo e toda a nossa energia com aquilo, o que dá muito mais frustração e um sentimento muito maior de derrota quando determinada tarefa não dá certo, ao invés de investirmos tempo em testar várias opções ou várias ideias ao mesmo tempo, as pessoas mais bem-sucedidas do mundo sempre dizem que a sua receita do sucesso é de fracassar o maior número de vezes o mais rápido possível.

 

  • Mensurar os Seus resultados

 

Esse é um dos maiores erros que as pessoas cometem que é não ficar de olho nos seus próprios resultados e no processo que elas levam até chegar lá, talvez você já tenha ouvido falar sobre a regra dos 80 e dos 20 por cento, e o que essa regra quer dizer é simplesmente que 80 por cento dos seus resultados vem de 20 por cento das suas atividades, então se você não está de olho nos seus processos nas suas atividades e nas coisas que está fazendo no dia-a-dia, para saber exatamente quais são esses 20 por cento que mais estão te dando resultado vai ficar muito difícil melhorar qualquer aspecto no seu processo, fazer mais daquilo do que está dando certo, e menos daquilo que está atrasando sua evolução e não é essencial para você.

 

  • Planeje um pequeno Checklist

 

Por exemplo:

 

Conclua as tarefas uma por uma

Não comece uma tarefa antes de terminar a outra

Assinale as atividades que você já concluiu

Certifique-se de concluir as tarefas dentro do prazo estipulado

 

Estudos mostram que passar um traço sobre a tarefa concluída dá um sentimento de recompensa no seu cérebro aumentando a sua motivação e produtividade.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *