Gestão de Marca e Branding

Você já parou para pensar como algumas empresas têm o seu nome forte no mercado, são facilmente reconhecidas, sempre citadas e lembradas pelos produtos que elas vendem e pelos serviços que prestam? Pois é, isso não acontece por acaso, e sempre existe um trabalho bem feito de gestão de marca, conhecido como Branding.

 

Esse trabalho certamente faz parte da estratégia desses negócios, gerando no médio e longo prazos, resultados mais positivos para essas empresas. Mas o que é branding afinal? Ou melhor, vamos entender primeiramente o que branding não é.

gestao-de-marca-e-branding

Como funciona o Branding?

 

Branding não é um logotipo, não é uma identidade visual, e nem produto, Não é o que você diz sobre a sua marca, mas sim o que os outros dizem sobre ela.

 

Podemos definir Branding como, um conjunto de conceitos, que envolvem ações, planos, estratégias, com o objetivo de consolidar uma marca no mercado, a busca por esse objetivo se dá a partir de várias práticas de fortalecimento de marca, que procuram colocar a percepção dos clientes ou potenciais clientes da empresa como positiva, e é melhorando essa percepção que a marca conseguirá estar no topo na lista de opções de um cliente quando ele realizar uma decisão de compra por exemplo. 

 

A gestão de marca é uma promessa para a sua audiência sobre o que ela pode esperar dos seus produtos, conteúdos e serviços. Como se diferenciar de uma marca do mesmo nicho de mercado?

 

O processo de Branding envolve o nome da marca, o logo, a missão, e guia todas as decisões que serão tomadas, por isso é muito importante ter em mente que o branding não é apenas o nome e o logotipo como a maioria pensa, esses são fatores que compõem o processo de branding, são pontos que fazem a sua marca que fazem ser reconhecidas, por isso que sim, eles também precisam ser muito bem executados, planejados, estudados.

 

Para que estejam de acordo com as emoções que você quer despertar no seu consumidor, por isso que dizem que cores como amarelo e vermelho despertam sensações de fome nas pessoas, logo a gente lembra do McDonalds, Burger King, Giraffas, e diversas empresas que utilizam o amarelo e vermelho para despertar a vontade de comer, então dependendo do ramo do seu negócio, é necessário estudar o melhor Design para representar melhor as características da sua marca, e o logo também, não faça qualquer coisa, estude bastante para lançar essa marca no mercado, se ela já existe então você tem que pensar em um planejamento de Branding novamente.

 

O que pensar para fazer Branding

 

Além disso tenha muito claro qual é o seu propósito, para que a sua empresa existe, qual é a sua missão, valores, quais são as necessidades da audiência que a sua marca tem em mente, porque que seus consumidores comprar de você ao invés de comprar com outra marca, como seus consumidores descreveriam a sua marca? 

 

Tenha em mente as suas respostas, estude sobre isso, qual a promessa da sua marca e o que faz que ela seja única, encontre uma voz para representar a sua marca e ser aplicada em qualquer material de comunicação, mantenha uma linguagem assim como a identidade visual a linguagem também é muito importante, pois ela faz parte do seu Branding, faz parte de quem é a sua marca. 

 

Como o caso da Coca-Cola que vende um refrigerante mas deixa muito claro qual é o tipo de sentimento que ela quer despertar nas pessoas, que é a felicidade, ele vende momentos de felicidade, quando estão vendendo uma latinha de coca cola é que as pessoas “abram a felicidade” consumam o refrigerante para os bons momentos com os amigos, vendendo assim um sentimento, emoção.

Pontos importante para uma boa gestão de marca

Tenha em mente que é muito importante você conquistar um lugar único na vida do cliente da sua marca, é fundamental que você entregue o que a sua marca promete e seja consistente para que mantenha as características que você definiu, algumas marcas trabalharam tão bem no seu branding, que se tornaram parte dos vocabulários das pessoas, como no caso do Google, que é inglês já se tornou um verbo, “ Google It”, pois o google sabe as respostas. Também o Photoshop, quem nunca ouviu alguém dizer, especialmente em imagens de modelos, “nossa essa foto parece que foi Photoshopada” dando a entender que ela foi alterada, foi estratégias como essas que facilitam a transmissão de valores e ideias da marca, e é a partir disso que acontecerá uma identificação de uma marca e do consumidor. O investimento em ações de Branding fortalecem a reputação de uma marca.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *