Como ter sucesso em vendas online
Em meio a situação que a gente está vivendo hoje em dia , a internet deixou de ser uma alternativa e passou a ser uma obrigação para a maior parte dos empreendedores, hoje você vai entender cada um dos passos que você precisa dominar se você quiser ter sucesso com as vendas online.
Então, afinal de contas, o que são os negócios digitais, pois bem, o conceito de negócios digitais está diretamente ligado ao empreendedorismo digital, que em poucas palavras pode ser definido por: Criar um negócio que funcione pela internet.
Como criar um negócio que funcione na internet?
Mas então quando se trata de negócios digitais, o que a gente tem que fazer é desenvolver um modelo de negócios para oferecer um produto ou um serviço no meio digital, e a ideia é gerar lucro com isso, é claro. A primeira coisa que você tem que ter clara na sua cabeça é que você não necessariamente precisa de um produto físico para poder vender pela internet, se você presta algum tipo de serviço pode usar a internet para vender e escalar o seu serviço.
Mas mesmo que você trabalhe vendendo um produto pode ser que você consiga entrar no mundo dos negócios digitais sem produto físico, você pode fazer isso entregando o produto que você vende pela própria internet, como é o caso dos infoprodutos.
Se você empreende fora do mundo digital provavelmente o caminho mais natural para você seria continuar com o produto ou serviço que você já tem hoje em dia, e migrar para internet a parte de vendas do seu negócio, mas se você ainda não empreende você vai poder escolher qualquer uma das várias oportunidades disponíveis para quem quer começar um negócio digital.
Mas dando sequência ao nosso raciocínio, eu quero apresentar para você a forma necessária para vender qualquer produto ou serviço pela internet.
Muita gente ainda acha que vender pela internet é apenas criar um site bonito, um perfil nas redes sociais com belas imagens e pronto, as vendas vão começar a aparecer. Bom se você pensa que é assim, eu lamento informar mas eu trago más notícias, essa é apenas uma parte do trabalho, pois hoje nada adianta criar um site e perfis nas redes sociais se você não conseguir o mais importante, que as pessoas te notem.
A fórmula para vender qualquer coisa na internet envolvem 3 fatores
- Tráfego
- Oferta
- Produto
Mas vamos começar com a mais fácil que é o produto, no caso pode ser um serviço também. Bom esse fator já é auto explicativo, pois a primeira coisa que você precisa para ter um negócio digital é um produto ou um serviço para oferecer e que tenha qualidade.
Sobre a questão da oferta, que é o segundo fator da nossa fórmula. Com oferta quero dizer que essa é a hora e o local que você vai oferecer o seu produto, e a maneira que você faz isso tem bastante influência no resultado que você vai obter.
Etapas de uma oferta:
Quando se trata do ambiente online, a sua oferta vai ser feita em um lugar que a gente chama de zona de conversão, que nada mais é que o local do site ou página de vendas que você vai usar para ofertar o seu produto ou serviço.
Na sua zona de conversão você deve apresentar para os clientes todas as informações que puder para convencer que seu produto é o que ele precisa para sanar o problema que ele está ofertando, podendo fazer isso com vídeos de vendas ou apresentar as características com tópicos, apresentar depoimentos de clientes que já compraram, ou até mesmo ofertar um bônus junto com o produto que você está vendendo, existem várias técnicas de marketing digital que você pode usar.
Uma coisa que deve ser muito bem feita na sua zona de conversão é os textos, quanto o roteiro quantos os textos presentes nos tópicos tem que estar impecável, esse texto deve apresentar elementos muitos claros e fazer o uso de um artifício de marketing chamado de gatilhos mentais onde você vai utilizar palavras para acionar gatilhos mentais no cérebro do seu clientes com o motivo de ajudar a efetuar a sua venda.
Existem vários gatilhos mas alguns dos mais conhecidos são o de escassez, urgência e a prova social, você já deve ter visto esses em alguns anúncios, se a gente estivesse falando de uma loja física, a sua oferta seria a sua vitrine e a sua vendedora ao mesmo tempo.
E o tráfego?
Então agora só falta um fator que é o tráfego, que nada mais é do que o fluxo de pessoas que vão chegar até a sua zona de conversão, voltando a nossa analogia com uma loja física pensa que você já tem um produto ou serviço para oferecer com uma vitrine e uma vendedora para atender os seus clientes, agora o que você precisa é fazer com que os clientes cheguem até lá.
Bom existem várias maneiras de gerar tráfego para a sua zona de conversão, algumas delas são gratuitas e algumas são pagas, muitas vezes você vai ouvir falar em tráfego orgânico, que nada mais é que gerar tráfego sem ter que pagar nada por ele, alguns exemplos de tráfegos orgânicos são os Blogposts onde você vai escrever artigos em um blog utilizando técnicas de SEO para fazer com que seus artigos consigam ranquear nas primeiras páginas nos mecanismos de busca. Já o tráfego pago é quando você compra tráfego por alguma plataforma como Facebook ou Google, que é uma maneira bem mais efetiva e prática, que geralmente é usado por grandes players no mercado.