Como Funciona o mercado de Criptomoedas e Blockchain?
Hoje de uma vez por todas a gente vai entender o mercado das criptomoedas, o que é, como funciona, quais são os riscos envolvidos, e como você pode ganhar dinheiro com isso.
Vamos passar um panorama geral sobre o mercado, para você que está pensando, ou já começou a investir, mas ainda não entende muito a fundo como as coisas funcionam.
Primeiro de tudo, o que são criptomoedas?
Nada mais é do que um nome genérico para uma moeda digital e descentralizada, ela é digital obviamente pois só está na internet, e descentralizada porque não tem nenhum órgão, governo ou instituição, que regulamenta, é a própria base de usuários que faz toda a validação de todas as transações.
Então a criptomoedas basicamente é um código que está armazenado em uma rede gigante, uma base de dados enorme que é chamada de Blockchain.
E o que é blockchain?
Nada mais é do que um enorme registro de todas as transações, um banco de dados públicos que consta todo histórico de todas as transações feitas de cada unidade da criptomoeda, e como não existe uma autoridade central que valida e acompanha todas essas transações, elas são validadas justamente pela própria base de usuários que vão gravá-las nessa blockchain e garantir que inclusive uma fração da criptomoeda não tenha sido usada por exemplo em duplicidade, essa validação é chamada de mineração, e quem faz essa mineração são os chamados Mineradores.
E qual é a vantagem dessa mineração?
Quando um minerador está fazendo essa validação das transações usando o seu poder computacional para isso, ele é recompensado com novas unidades da criptomoeda que vão ser geradas e entregues diretamentes para ele
Por isso é uma mineração, ele está gerando novas unidades de criptomoedas a partir do momento que está validando transações antigas de código que já existem na rede, então pense que existem pessoas, empresas, que montam unidades gigantescas de mineração, que são chamadas Fazendas de Mineração, compostas por milhares de placas de vídeos de computadores para ficar fazendo essas validações, e geralmente isso é feita em países que o custo de energia elétrica é bem mais baixo, a partir do momento que essas validação estão correndo essas pessoas e empresas são recompensadas com novas da criptomoedas.
Criptomoedas é o Bitcoin?
O bitcoin é uma das quase 5 Mil criptomoedas que existem hoje em dia, o Bitcoin é a mais famosa pois ela foi a primeira, feita lá em 2008, no meio da crise global que tinha acontecido lá no EUA por causa dos bancos e hipotecas,enfim, contrataram um programador que tem o Pseudônimo de Satoshi Nakamoto, que teoricamente ninguém sabe quem ele é.
Ele criou toda essa estrutura com a ideia de criar um dinheiro descentralizado que não dependesse de bancos ou de todas estrutura global do jeito convencional, para poder justamente substituir o dinheiro físico e com isso a gente não ter mais a necessidade de ter um banco, uma instituição financeira para fazer o intermédio de todas as operações, inclusive, a unidade menor do Bitcoin, quando você compra ou vende algum bitcoin, você pega uma fração de bitcoin que chama Satoshi em homenagem.
Todas as criptomoedas exceto o Bitcoins são chamadas de AltCoins, que são as alternativas perante o Bitcoin, a maioria delas funcionam na mesma lógica que o bitcoin no sentido de oferta e demanda, então o valor dela vai ser determinado enquanto a gente estiver querendo comprar ou vender, oferta e demanda.
Mas dentro das Altcoins existem uma categorias da Stable Coins, que são as moedas estáveis, ou seja ela tem um valor fixo que está atrelado a alguma coisa, mais comumente com o dólar, então uma unidade da criptomoeda vale um dólar, e o preço não fica variando conforme as outras ficam, ela sempre está relacionada a um Dólar.
Como comprar criptomoedas?
Você compra através de uma corretora, aqui no Brasil a gente tem várias corretoras, algumas bem grande e famosas como Mercado Bitcoin, FoxBit, Bitcoin Trade, e até as internacionais tem muitas começando operação em Reais aqui no Brasil, como por exemplo a Binance que é a maior de todas, podendo fazer a compra através de Depósitos, Pix.
Como Guardo a Criptomoeda?
Basicamente você tem 3 opções, a primeira dela que não é muito recomendado é deixar ela na corretora, onde você espera para ver o que vai acontecer, mas não é muito recomendado a não ser que você queira ficar fazendo Trade.
A segunda forma, que já é uma forma muito melhor e segura, que é você deixar dentro de uma carteira virtual, então o Bitcoin, Etherium, e as outras maiores moedas a gente pode deixar na BlockChain.com por exemplo, é uma carteira virtual criptografada onde você tem diversas camadas de segurança, com senha, autenticador, e a partir disso você vai deixar ali a sua moeda digital, sem risco de possíveis ataques hackers.
A terceira forma que é a mais segura de todas, que obviamente vai dar um pouco mais de trabalho, que é você passar para uma “Carteira Fria”, que é você sair do mundo digital e trazer para o Offline, onde você pode instalar uma carteira fria no seu computador, onde você salva direto no seu computador, ou até mesmo usar alguns dispositivos que é muito parecido com Pendrive, que você salva a Criptomoeda dentro desse dispositivo então além da criptografia, da senha, a pessoa se quiser roubar a sua Criptomoedas ela tem que roubar esse dispositivo também, que é chamado de Hardware Lock, que é a forma mais segura de você conseguir armazenar as suas criptomoedas.
Não acredito que tenha necessidade a não ser que você tenha uma quantia muito grande ou deixe a criptomoeda parada por muitos anos.