Como Funciona a Bolsa de Valores

Como Funciona a Bolsa de valores

Já se perguntou o que seria a Bolsa de valores, qual sua função, importância e influência na economia global? Já vou adiantando que não é nenhum monstro de sete cabeças, qualquer pessoa pode e deve entender como funciona a bolsa de valores, sendo empreendedor, almeja trabalhar no mercado financeiro ou está considerando investir na bolsa.

O que é a bolsa de valores?

A bolsa de valores é um ambiente onde ocorre a transação de ativos financeiros, como ações e títulos, por exemplo, quando uma empresa quer ou precisa captar recursos financeiros ela pode vender suas ações na bolsa de valores, o papel da bolsa é assegurar que a compra e venda desse ativo financeiro ocorra de forma segura, eficiente e justa.

como-funciona-a-bolsa-de-valores
como-funciona-a-bolsa-de-valores

Qual é o papel das corretoras?

O papel das corretoras basicamente é ficar encarregado de fazer a intermediação nas negociações entre a bolsa de valores e os investidores, operando principalmente nas seguintes funções:

 

  • Compra
  • Venda 
  • Distribuição de títulos e valores imobiliários
  • Mediação entre investidores e bolsa de valores

 

Lembrando que as corretoras atuam na bolsa de valores a pedido do investidor mediante cobrança de comissão, que é a famosa corretagem. A proposta é garantir mais liquidez e segurança para o mercado acionário.

O que são ações?

Ações são a representação de uma pequena parte da empresa, por exemplo: Uma empresa que tem o valor estimado de 10 Mil Reais, pode colocar para vender 1000 ações suas com o valor de 10 reais. Mas para vender essas ações essa empresa fará uma abertura de capital e se tornará uma empresa de capital aberto.

Como funciona o mercado de ações?

Para dar seguimento à como funciona a bolsa de valores é imprescindível entender o mercado de ações, pois a partir das ações a bolsa é estruturada e todo seu funcionamento é mantido e assegurado.

Como disse anteriormente, quando a empresa abre seu capital e lança suas ações pela primeira vez na bolsa, ela estará ingressando no mercado primário, que é onde os agentes emissores das ações negociam diretamente com os investidores em geral. Nesse mercado a empresa  irá fazer uma oferta pública em geral que é a “Initial Public Offering” ou IPO, ou seja ela irá colocar suas ações à venda pela primeira vez.

Depois que as ações já foram lançadas no mercado primário e comprada por investidores, passam a ser feitas no Mercado Secundário, que é onde nós entramos, onde os investidores compram e vendem ações entre si, nesse mercado o lucro de negociar uma ação vai para o investidor que à vendeu e não mais para a empresa emissora da ação.

home-broker
Home Broker

Por que uma empresa vende suas ações?

Uma empresa vende suas ações para conseguir dinheiro e fazer investimentos nela própria, seja em equipamentos, na sua estrutura física, funcionários, quitação de dívidas, serviço ou produto.

Quem compra ações de uma empresa, se torna o quê?

Se torna um Acionista, ou seja, dono de uma pequena parte da empresa, participando dos eventuais prejuízos ou lucros dessa empresa.

Como funciona o lucro para o acionista?

Com o dinheiro da venda de ações a empresa pode fazer aprimoramentos, ou seja, aumentado seu valor, seu lucro e consequentemente o preço de suas ações, por exemplo uma ação que antes valia 15 reais pode valer 17 reais e o acionista ficar com lucro de 2 reais por ação.Outra forma de se lucrar com ações, é com Dividendos, que é a parte dos lucros de uma empresa que é dividido entre os seus acionistas. 

O que determina o preço das ações?

Ponto importante para entender como funciona a bolsa de valores é saber o que determina o preço de uma ação. O Mercado da bolsa é regulado primeiramente por fatores econômicos mais objetivos como:

 

  • Cenário Econômico do País
  • Suas condições de produção e comercialização
  • Situação econômica da empresa emissora das ações
  • Situação das empresas concorrentes

 

Existindo também outro fator determinante que é o Psicológico, sendo a especulação com base em algo como:

 Alguma determinada empresa tem uma oferta para ser comprada de uma empresa maior e bem colocada no mercado, os investidores tendem a especular que essa empresa vá se valorizar e buscam comprar suas ações e consequentemente o preço de suas ações começam a subir.

Qual é a maior bolsa de valores do mundo?

A maior bolsa do mundo é a de Nova Iorque (New York Stock Exchange), que em 2023 está aproximadamente com capitalização de mercado girando em torno de US $27 trilhões. A do Brasil que é a bolsa B3 (Brasil, Bolsa , Balcão) que é formada pelas instituições financeiras BOVESPA, BM&F e CETIP, em 2023 possui um valor de capitalização de mercado girando em torno de US $1,5 trilhão, fazendo dela uma das maiores bolsas do mundo.

O que são os índices de uma bolsa?

Servem como indicadores do desempenho do mercado de ações, através desses índices sabe-se a alteração no valor das ações negociadas em uma determinada bolsa, possibilitando saber se o mercado se encontra em alta, estável ou em baixa, outro ponto importante para saber como funciona a bolsa de valores.

Como exemplo de índices podemos citar a IBOVESPA que é o índice da bolsa de valores Brasileira, e a DOW JONES, um dos principais índices de mercado dos Estados Unidos.

 

Fácil não é?

Esses são alguns tópicos importantes para você que está se familiarizando com o mercado financeiro e busca começar investir e abrir a mente para outros possíveis locais para você colocar o seu dinheiro que seja mais rentável, seguro e que se adeque ao seu perfil investidor.

 

Lembrando que aqui no Multi Rico você encontra várias informações a respeito de finanças em geral, investimentos, empreendedorismo e renda extra. Aproveite e navegue pelo nosso blog e confira nossos artigos, que com certeza vão te ajudar.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *