Como funciona a Automação de Marketing
A Automação de Marketing, se você já está fazendo marketing de conteúdo ou digital, você já deve ter ouvido falar sobre isso, uma coisa relativamente nova, mas pouca gente usa, é algo muito avançado se você já gera Leads e já tem algum tipo de relacionamento digital, a automação de marketing é a próxima etapa do sucesso, para que se marketing se escale mais e que venham muitos mais resultados.
No final das contas o que é automação de marketing?
A descrição é uma maneira de criar um relacionamento personalizado com seus leads e com seu público, mas de maneira escalável, onde você consegue abranger todos seus clientes de maneira personalizada e adaptada para cada situação e de forma automatizada, Sua única opção antes era enviar um email genérico, mas isso era pouco eficiente, quando você personaliza as pessoas abrem mais os emails, as pessoas leem mais o conteúdo, porque tem mais haver com elas, mas como você vai personalizar de uma maneira escalável, ou seja para atingir milhares de pessoas? usando dados e um software de automação
O que faz um software de automação de marketing?
Basicamente ele agrega tudo relacionado a relacionamento com os Leads, conversão dos clientes e métricas, para que você colete dados sobre o seu público e use esses dados para fazer mensagens para cada tipo de subgrupo dentro de todos os seus Leads, na automação de marketing geralmente ela cuida de várias etapas do processo de aquisição de cliente que são os seguintes
- Atrair
- Converter
- Relacionar
- Vender
- Analisar
Atrair
Geralmente na fase de atrair o que as plataformas de automação fazem, elas cuidam de analisar o seu Blog, Redes Sociais, Ads, SEO, onde algumas plataformas de automação podem hospedar alguns desses meios.
Converter
A automação começa de verdade na fase da conversão onde os cliente preencher algum formulário, demonstram interesse no seu conteúdo ou no seu produto. E onde que as plataformas de software te ajudam, Tendo um software de automação de marketing você consegue gerar Landing Pages, onde você coloca os formulários para gerar Leads, consegue colocar Pop Ups no seu blog, em seu site, vários tipos de diversas maneiras.
Relacionar
A próxima parte é Relacionar, onde faz mais diferença a automação de Marketing, porque é onde que entra a parte de você criar um relacionamento personalizado em escala, a maneira em que você vai gerando Leads, você está conseguindo informações sobre eles, Nome, Celular, Endereço, Emprego, Renda Mensal, onde você está aprendendo sobre essa pessoa, e na medida em que você vai aprendendo sobre essa pessoa, você vai colocando ela em listas, por exemplo: Só pessoas de São Paulo, acima de 35 anos, com renda mensal na média de 3500 reais.
Com essas listas você pode segmentar bem pensando em sua persona, você dispara Email para cada uma dessas listas muito mais customizadas, personalizados e em escala que só vai ser dividida em segmentos.
Vender
A próxima parte é a venda onde se o Lead está familiarizado fica mais fácil para realizar a venda, com um lead que já te conhece e que você já sabe muito sobre ela a ponto de passar para o vendedor o perfil completo do cliente, aumentando muito assim as chances de vendas.
Analisar
Por último vem o papel de analisar, analisar basicamente é usar os dados para prender a atenção do cliente onde você acertou, e utilizando do seu processo. Você vai analisar o perfil de cada lead então tem vários dados sobre cada Lead ou agregados de Leads, comportamento de cada cliente, as fontes de tráfego ou seja, de onde estão vindo esses leads, e a performance de cada peça de conteúdo.
E esse processo todo está integrado por dados, ou seja, se você quiser saber qual que é por exemplo o Blog Post que leva mais pessoas a entrarem em suas landing pages, preencherem algo, entrar em um fluxo de conversão e se tornarem clientes, você pode validar um método, no caso desse exemplo, um BlogPost. Podendo focar no que está dando certo, além disso focar onde está dando errado e melhorar com base em dados e métricas experienciados por você mesmo.
São muitas coisas, mas isso é o básico resumido a respeito da automação em Marketing. A plataforma de automação é uma ferramenta, onde se você não souber como fazer sua estrutura e estratégia, a ferramenta não irá ajudar nisso, o importante é ter um conteúdo, um combustível para fazer dar certo a sua automação de Marketing.