Como Abrir Uma Empresa
Vamos te dizer tudo que você precisa saber antes de qualquer coisa, para aprender como abrir uma empresa e ainda te oferecer algumas dicas bem valiosas para facilitar o seu processo.
O que você precisa saber:
Principalmente quando estamos iniciando um negócio pela primeira vez, tudo parece complicado demais, e até pensamos que não iremos conseguir resolver tudo para começar a operar, e depois ainda tem a gestão do dia a dia que pode parecer ainda mais deslumbrante, mas calma, você vai conseguir.
Todos os empreendedores começaram mais ou menos da mesma maneira, o mais importante é dar o primeiro passo, colocar as suas ideias para rodar, e no final das contas ter em mente que, gestão é uma habilidade, que como qualquer outra habilidade pode ser adquirida com treino e estudo.
A primeira coisa que você tem que ter em mente é que, Dinheiro vai ser a consequência do seu negócio, quando digo isso, não estou subestimando a importância que o dinheiro tem para qualquer empresa, o que eu quero dizer é que a razão de existir o seu negócio, não é ganhar dinheiro, seu negócio existe para resolver os problemas que as pessoas tem, e essa é a verdadeira razão de existir da sua empresa.
Se você está abrindo uma loja para abrir, por exemplo, camisetas, você está resolvendo problemas que as pessoas têm que seria, no caso, se vestir, e a consequência disso é que você vai ganhar dinheiro. Você só ganha dinheiro quando você gera valor para as pessoas, e você gera valor para as pessoas resolvendo algum problema que essas pessoas tinham e que não vão ter mais depois que elas passaram a conhecer o seu negócio.
Então isso significa que você empreendedor, tem que ser manter focado na resolução de problemas que a sua empresa se comprometeu e se qualificou a resolver, e você tem que fazer da forma mais eficiente possível, e com o menor custo que você conseguir com uma alta eficácia, e sempre mantendo um elevado padrão de qualidade no serviço ou no produto que você está oferecendo. É nisso que tem que estar a sua atenção.
Como abrir a sua empresa:
O primeiro passo é a hora do planejamento.
Planejamento é uma tarefa essencial para que a gente tenha sucesso no mundo dos negócios, se trata de parar um pouco para pensar, analisar algumas possíveis possibilidades para então desenhar um plano que vai dar a direção para onde você quer ir com a sua empresa. Não é uma previsão do futuro, mas isso vai te ajudar a estabelecer algumas diretrizes para alcançar o que você deseja, nem tudo vai sair exatamente como planejado, mas sabendo aonde você quer chegar vai ficar muito mais fácil, fazer os ajustes necessários. Esse plano é o famoso Plano de negócios.Você não precisa fazer um plano com centenas de páginas, cheios de gráficos e fórmulas complicadas.
Abrindo a sua empresa
A melhor coisa a se fazer é você fazer tudo certo desde o começo. Bom nesse estágio você vai ter que lidar com muita burocracia onde não tem como fugir, e também vai ter que tomar algumas decisões que são bem importante que elas vão moldar como vai ser a estrutura da sua empresa.
A primeira coisa que você vai ter que resolver é que existem várias possibilidade de tipos de empresas que você vai abrir por exemplo:
MEI
LTDA
EIRELI
EPP
MICRO EMPRESA
S.A.
Você também vai ter que optar o regime tributário para empresa que está abrindo, existem alguns regimes tributários diferentes que você já deve ter ouvido falar como:
SIMPLES NACIONAL
LUCRO PRESUMIDO
LUCRO REAL
E cada um deles tem as suas vantagens e desvantagens, aqui também vai ser a hora que você vai criar o contrato social que é o documento que vai criar a empresa de fato e também vai dar as diretrizes de como a empresa vai existir.
E também você vai dar entrada no CNPJ da sua empresa, que é equivalente ao CPF das pessoas físicas.
Como você pode ver são muitas opções, e não existe uma fórmula ou uma solução ideal para todos os empreendedores. A solução ideal para o seu caso vai depender muito de vários fatores, onde você tem que ver:
RAMO DE ATUAÇÃO
TAMANHO DO NEGÓCIO
NÚMERO DE FUNCIONÁRIOS
E para te ajudar a resolver todas essas questões e para tomar as melhores decisões possíveis, você terá um novo melhor amigo, e esse amigo vai ser o seu contador.
O seu contador, seu novo melhor amigo
O contador na realidade é o profissional qualificado para te instruir nesse processo todo, é ele que vai te auxiliar no que você pretende fazer para te dizer qual é a melhor alternativa para o seu negócio da maneira que ele possa alterar legalmente o mais eficientemente possível.
Agora que você já sabe a melhor maneira para abrir a sua empresa, é a hora de abrir a conta corrente da sua pessoa jurídica. Tentar usar a sua conta pessoal misturada com o seu negócio, é a receita perfeita para o desastre, então agora que você é um empresário, você tem que colocar na sua cabeça que a sua empresa não é você, e você não é a sua empresa.
Por isso é muito importante manter as coisas separadas, sem contar que para os clientes soa um pouco amador, uma empresa não ter conta, e receber pela conta pessoal de um dos sócios. Você também precisa considerar que para receber pagamentos por cada um e para prestar serviços para empresas grandes, ter uma conta PJ é fundamental.
Uma das coisas mais importantes na gestão de qualquer negócios é justamente o financeiro, por isso ter a conta de sua empresa separadamente da sua é muito importante, e muito mais fácil de controlar o que entra e o que sai, mantendo uma organização para apurar os resultados.