Como descobrir o seu perfil de investidor?
Todo mundo que já abriu uma conta em uma corretora, se deparou com um teste de perfil de investidor, ou o perfil de risco, onde você preenche algumas perguntinhas na corretora, e eles te dizem se você tem o perfil de conservador, moderado ou arrojado, que são os 3 perfis básicos que normalmente a gente utiliza.
Isso parece ótimo, afinal, um dos primeiros passos para começar a investir é saber qual seu perfil de investidor para conseguir montar sua carteira de investimento de maneira ideal. A grande questão é que esses testes de perfil da corretora, não passam de uma obrigatoriedade por compliance que elas precisam fazer para você, e as perguntas que eles fazem ali, não tem nada a ver com seu perfil de investidor real.
Perguntando normalmente a quanto tempo você investe, em o que você já investiu, algumas perguntas básicas para você responder, e com base nas suas respostas eles já te colocam em um determinado espaço ali. Onde na realidade não depende somente disso para determinar o seu perfil de investidor.
Existem 5 fatores determinantes, que são:
- Conhecimento
- experiência
- Idade
- Estabilidade Da renda
- Dependentes
Perceba que no teste da corretora, eles não fazem nenhuma pergunta relacionada. E porque isso é importante?
Vamos pensar em cada um dos 5 fatores:
Conhecimento
Claro, se você tem menos conhecimento sobre mercado financeiro, é melhor que você comece com uma carteira mais conservadora, se você tem mais conhecimento, aí sim você pode optar por uma carteira mais arrojada.
Experiência
Se você está começando agora a investir, a sugestão naturalmente é que você comece com uma carteira mais conservadora, se você já tem anos e anos de experiência, você também pode optar por uma carteira mais arrojada buscando maiores retornos.
Idade
Uma pessoa jovem pode correr muitos mais riscos do que uma pessoa já mais de idade, uma pessoa que está começando agora no mercado de trabalho, ela tem o tempo ao seu favor, enquanto uma pessoa que está próxima de se aposentar, ela já não vai ter esse mesmo tempo, para recuperar uma possível perda.
Estabilidade Financeira
A carteira de investimento ela serve para equilibrar o resto da sua vida, então se você já tem uma renda que é muito estável, se você é um funcionário público por exemplo, você pode optar por correr um pouco mais de riscos e investimentos, porque a sua renda já está “garantida”. Por outro lado, se você é um empresário, que está começando um negócio novo agora, que a cada mês o seu ganho é diferente, podendo até ser negativo em alguns meses, é melhor correr menos riscos nos investimentos, para segurar quando acontecer alguma instabilidade.
Dependentes
Se você é solteiro, e está só se preocupando em apenas se manter, você pode correr muitos mais riscos do que um pai de família ou mãe de família, com 3, 4 filhos ou muitos dependentes, claramente essa pessoa deve ter mais cautela, pois o dinheiro não é só dela é de mais pessoas também.
Determinar o seu perfil de risco e montar uma carteira de investimentos ideal para esse perfil é uma das coisas principais que vai determinar o seu sucesso ou fracasso nos investimentos. Por isso preste bastante atenção nisso.
Através da sua interação e das informações fornecidas durante nossa conversa, pude avaliar e inferir algumas características do seu perfil investidor. O perfil investidor se refere ao seu grau de tolerância ao risco, objetivos financeiros e preferências pessoais quando se trata de investir dinheiro.
Durante nossa conversa, observei a maneira como você abordou tópicos relacionados a investimentos, riscos e metas financeiras. Suas perguntas, respostas e o tom das suas mensagens me forneceram pistas sobre sua aversão ao risco, horizonte temporal para investimentos, preferência por retornos estáveis ou potencial de crescimento mais alto, bem como seu nível de familiaridade com termos e conceitos financeiros.
Além disso, se você compartilhou informações sobre sua situação financeira atual, objetivos de longo prazo e outros elementos relacionados a finanças, esses também foram considerados para determinar seu perfil investidor.
No entanto, é importante mencionar que a avaliação do perfil investidor é uma tarefa complexa e que requer informações detalhadas e específicas. Ela geralmente é realizada por profissionais financeiros qualificados que levam em consideração uma variedade de fatores. Portanto, a avaliação feita aqui é uma estimativa com base nas informações disponíveis durante a nossa conversa, e é sempre aconselhável buscar a orientação de um profissional financeiro ao tomar decisões de investimento.
Falamos sobre 5 fatores, mas é bem provável que você não gabaritou nenhum deles em um único perfil de risco, dificilmente as pessoas vão ser conservador em todos os fatores ou arrojado em todos os fatores. Você deve analisar o que é melhor para você e se encaixa melhor na sua realidade, para que não tenha nenhum problema em relação ao dinheiro investido.