10 dicas de Marketing de Conteúdo
1 – Tenha um objetivo bem definido
O que a gente pensa logo de cara é vender, mas esse objetivo não necessariamente se restringe apenas a venda, pode ser alguma captação de lead, seguidores, para trabalhar aquela venda no médio e longo prazo, conhecendo assim seu cliente e criando intimidade com o seu público, e cada vez que isso é feito a sua oferta do seu produto ou serviço está ficando cada vez mais lapidada para o sucesso, onde até as objeções das vendas vão servir para você melhorar e consequentemente melhorando e sendo mais certeiro o branding da sua empresa.
2- Crie uma estratégia
Produzir muito conteúdo sem uma estratégia por trás, seja ao curto, médio ou longo prazo é um dos erros mais comuns, então traçar uma estratégia para escrever sobre determinado assunto trabalhando assim o seu objetivo como foi dito no tópico anterior, sendo o objetivo aonde você quer chegar, e a estratégia aonde o que você tem que fazer para chegar no seu determinado objetivo.
3- Tenha um site
Ter um perfil no instagram, uma página no facebook é muito importante, você precisa estar onde as pessoas estão, mas quando você por exemplo faz uma campanha no facebook, você não tem os leads, ou seja, os dados do seu cliente, e para você fazer isso é apenas com o site, desviando essa pessoa da rede social para o seu site, assim coletando seus dados para o remarketing, e também os conteúdos do facebook e instagram não é indexado, ou seja, ele não fica gravado no google, sendo assim, ficando mais difícil para o seu público achar aquele conteúdo novamente.
Fora que essas redes sociais mostram seu conteúdo apenas para 10% dos seus seguidores, desde as últimas atualizações, por isso que você que tem 100 mil seguidores e seus posts chegam no máximo a 10 mil pessoas, alegando que se você “impulsionar” o seu conteúdo ele teria um desempenho melhor.
4- Ofereça um conteúdo interessante
Tenha sempre conteúdo interessante, produza coisas que interessam o seu público alvo, soluções na maioria das vezes pode ser mais efetiva, soluções que você pode oferecer para aquela dúvida, virando assim uma referência sobre o assunto, pois todas as dúvidas que a pessoa tem sobre determinado assunto, você vai ter a solução em seu site, aumentando a sua autoridade.
E sempre entregando um conteúdo de qualidade, que seria um conteúdo que entrega mais do que poderia ser, fazendo seu possível cliente ficar ainda mais satisfeito.
5- Adapte a sua mídia aos formatos disponíveis
Adaptar seu conteúdo a sua rede, isso é interessante pois cada rede precisa de uma adaptação onde, por exemplo no facebook a escrita é diferente, no instagram a foto é muito mais importante, no tiktok é algo mais rápido e mais jovial, transformando postagens escritas em videos ou videos em artigos para um blog ou uma postagem, extraindo ao máximo o que pode ser feito com o seu trabalho, fora que vídeos não ficam indexados no google, se conseguir transcrever um vídeo pode trazer mais tráfego de diferentes maneiras para o seu conteúdo, sua página, sua marca.
6- Crie conteúdo pensando em indexação
Você sempre deve adaptar o seu conteúdo pensando na indexação, hoje se você não está no google você não existe.
A principal técnica de marketing para otimizar a sua indexação para melhorar os seus resultados é o famoso SEO e o SEM, que são técnicas para ranqueamento no google pesquisas, sempre que for adaptar um conteúdo para indexação em seu blog use técnicas de SEO e SEM.
7- Divulgue para o seu nicho
Divulgar para o seu nicho é a melhor forma de aproveitar o seu dinheiro investido, mostrando o seu conteúdo para um público qualificado, onde eles já estão por dentro do assunto, possivelmente te conhecem, e que tem mais chances de se tornarem seus clientes, isso se chama segmentação de público.
Fazendo assim você gastar menos, e acertaria mais pessoas com a atenção voltada para o seu serviço, já que todo dinheiro investido em tráfego no caso de tráfego pago seria segmentado para um grupo de pessoas que já tem interesse prévio sobre determinado assunto.
8- Acompanhe os indicadores
Levando em consideração que você já traçou o seu objetivo, alinhou a sua estratégia, produziu um bom conteúdo, divulgou para as pessoas, e agora resta você acompanhar as suas métricas, podendo usar o google analytics que é um serviço do google grátis, no facebook, instagram, todas essas plataformas te dão estatísticas sobre seus público, sobre o aproveitamento de suas postagens, então você tem que pegar e interpretar aqueles dados e ver se está alinhado com objetivo que você traçou.
As métricas são muito importantes para analisar se a sua estratégia é eficiente ou se é preciso revisar e elaborar outra vertente para a sua estratégia.
9- Utilizar Sistemas de automação de marketing
Faça automação de marketing, que é uma técnica que está muito em alta no mercado digital, onde você usa o software e monitorar a movimentação do seu visitante através do seu site, então cada página que ele visita, quanto tempo ele fica no site, se ele se cadastrou, caso tenha dado início no Checkout, a partir disso você cria estratégias para fazer contato com aquelas pessoas de formas automatizadas, criando rank de interesses a partir de cada ação que aquele usuário faz, trabalhando assim com que está interessado de forma automatizada.
10- Prepare-se para as vendas
Todas essas ações acima tem o intuito de converter, em resultados, em lucro, captura de leads, ou seja, prepare-se para atingir o seu objetivo.
Se você tem uma loja, então é necessário toda uma equipe de suporte para responder o seus clientes, e com todo estoque que está disponível no site esteja preparado para as vendas, se não estiver tudo alinhado no momento da venda todo o processo foi por água abaixo.